“Ib”
é um jogo 2D do gênero de horror, drama e mistério feito por RPG
Maker 2000. Ele foi lançado em 27 de Fevereiro de 2012 e foi criado
por Kouri, um artista japonês. O jogo tem uma visão conhecida como
“bird's eye view” ou “top-down perspective”, onde você
observa a personagem por cima, sendo um tipo de visão em terceira
pessoa.
Nesse
jogo, você controla uma garota de aproximadamente 9 anos chamada
“Ib” através de uma galeria de arte que a mesma vai visitar com
seus pais, onde acabam acontecendo coisas muito atípicas após você
interagir com um dos quadros. Durante o gameplay, você deve resolver
puzzles para progredir na história.
OBS:
❀
Essa
é uma análise spoiler free, então não contêm spoilers, fique
tranquilo ❀
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A
história tem basicamente cinco personagens: os pais de Ib, a própria
Ib, Garry e Mary. Os seus pais são apresentados logo no começo do
jogo, já que foram os mesmos que te levaram para a galeria de arte,
onde há uma exposição de um artista chamado Guertena.
Lá, ao interagir com um quadro chamado de “Fabricated
World” (“Mundo
Fabricado”), as luzes piscam e todas as pessoas que estavam lá
somem. Você é guiado para uma das primeiras pinturas (“Abyss
of the Deep”/”Abismo do Profundo”)
e acaba por mergulhar nela e parar em um mundo que parece ser uma
outra versão da própria galeria em que você estava anteriormente,
sem possibilidade de voltar.
Logo
no começo do jogo, você encontra uma rosa vermelha, que
representará sua vida no decorrer do jogo. Cada hit que você tomar
prejudicará a rosa, fazendo com que pétalas caiam e, caso todas
acabem caindo, você morrerá e então será Game Over. Sua rosa pode
ser curada ao você mergulhar ela em alguns vasos de água que estão
espalhados pelo jogo, onde o jogo também é salvo.
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"Quando a rosa ?????, você também irá ??????" |
Um
tempo depois, Ib encontra a primeira pessoa depois desses
acontecimentos estranhos: o Garry. Ele é um cara de idade
desconhecida, mas aparentemente deve ter em torno de 25, que explica
que também estava visitando a galeria quando todos sumiram e ele foi
parar naquele mundo estranho. Ele acaba se juntando a você para
tentar encontrar uma saída após você salvar a vida dele
devolvendo-o a sua rosa, que tem cor azul. Posteriormente, você se
depara com a segunda pessoa naquele mundo, a Mary, uma garotinha com
aproximadamente a mesma idade que a sua (9 anos) e que diz também
estar perdida e que porta uma rosa amarela. Logo os três se juntam
para tentar achar uma saída e voltar para o mundo normal.
Dica
e fato interessante sobre o jogo: Como a Ib tem 9 anos e ainda não
sabe ler direito e não conhece todas as palavras, muitos títulos de
quadros/esculturas ou até mesmo os livros têm palavras que são
substituídas por “?????” já que ela não tem conhecimento sobre
aquela palavra. Entretanto, você pode descobrir essas palavras se
você interagir com esses mesmos títulos ou livros quando estiver
com o Garry.
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Na tela de saves, são mostrados os personagens. |
Todos
os personagens são muito agradáveis, parecem ser bem amigáveis e
por isso, apesar do ambiente hostil em que se encontram, fazem com
que você se sinta protegido e com alguém para confiar. O jogo é
cheio de puzzles, um atrás do outro, que não são particularmente
difíceis, mas que requerem um certo nível de raciocínio e de
exploração também. Em vez de dificultar desnecessariamente o jogo,
fazem com que o mesmo seja bastante fluido e também fazem com que
ele tenha essa característica bastante imersiva devido a maioria dos
puzzles serem relacionados com as próprias pinturas e esculturas.
A
atmosfera do jogo consegue ser, ao mesmo tempo, assustadora,
harmoniosa e aconchegante, com momentos de tensão e momentos mais
leves, sempre com bastante dados visuais nas cenas e com relação
entre as criações de Guertena. Por falar nisso, durante o jogo,
pouco se sabe sobre o artista, mas algumas coisas são descobertas
através de livros e papéis espalhados por aquele mundo.
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"O que é esse lugar...? Não tem cor alguma!" |
Não
há o que reclamar sobre todo o conjunto de atmosfera do jogo +
trilha sonora, pois considero Ib como um dos jogos com as melhores
trilhas sonoras que eu já joguei, sem contar todas as músicas que
foram feitas inspiradas no jogo, que também são magníficas. Cada
personagem principal tem uma música tema, sendo todas acústicas e
muito bem elaboradas, o que, com certeza, foi um diferencial sobre
esse jogo e também algo que me fez gostar mais ainda dele. A música
tema da Ib é bastante simples, porém retrata perfeitamente o jogo
inteiro por si só: algo harmonioso, aconchegante e, ao mesmo tempo
que é simples, transborda de sentimentos.
Um
dos fatores interessantes sobre esse jogo é a possibilidade de
explorar exatamente tudo, todos os quadros têm seus títulos e quase
todos os objetos de uma certa cena terão algo para ser notado pela
personagem principal. Além disso, em uma das últimas atualizações,
ao final do jogo é possível adentrar em uma parte especial, onde
consta todos os quadros e esculturas que são vistos pelo jogo, o que
torna essa percepção de cenário mais aprofundada.
O
jogo conta com 7 finais diferentes entre si, sendo que em um deles há
4 variações, ou seja, 4 modos de obtê-lo, enquanto que os outros
têm apenas um modo de se obter, o que acaba realmente instigando o
jogador a jogar mais de uma vez para poder experimentar todos os
finais.
❀ Confissão
e, talvez, um conselho: Se você for jogar, prepare um lencinho ao
lado do computador, pois a maioria dos finais contam com uma carga
emocional enorme que, com certeza, farão você chorar,
principalmente se você se apegar aos personagens (o que não é tão
difícil assim já que eles são tão adoráveis). ❀
Os
gráficos são bem simples e condizentes com o programa utilizado,
porém isso não é um ponto negativo para o jogo. Na verdade, até
mesmo a qualidade dos gráficos utilizados ajuda na imersão do
jogador, pois cria uma ótima atmosfera para tudo o que acontece
durante a história, combinando perfeitamente com todo o enredo,
personagens e jogabilidade.
Ib
é um dos meus jogos favoritos, cujo enredo me emocionou muito (e
ainda emociona) e que me fez ter um grande apego pelos personagens. O
enredo é simplesmente sensacional, inclusive consta com alguns plot
twists* maravilhosos que fazem sua mente trabalhar a mil e se
perguntar “como eu não percebi isso antes?!”. Devido a todo o
cenário com bastante informações e um enredo extremamente
interessante, é um jogo que pode facilmente ser jogado várias vezes
sem ficar enjoativo, pois cada vez é possível fazer uma nova
descoberta. Inclusive eu, que não tenho nem um pouco o costume de
jogar o mesmo jogo mais do que uma vez por achar que estraga a magia
do jogo, já devo ter jogado Ib umas 15 vezes (sem brincadeira).
Saindo
do lado mais técnico e indo para o lado pessoal: eu AMO esse jogo,
de verdade. Inicialmente, foi ele que me apresentou a esse mundo
maravilhoso de RPG Maker e, através do mesmo, já joguei muitos
outros jogos da mesma plataforma que também são maravilhosos, como
Mad Father, The Witch's House, Yume Nikki e muitos outros. Esse é um
ótimo programa para jogos mais simples no quesito gráfico, mas
muitas vezes o enredo é bem detalhado e faz com que você se conecte
completamente com o jogo.
Ib
marcou uma grande parte de minha vida e tem um grande significado
para mim, por isso eu achei indispensável fazer uma resenha sobre
ele nesse blog, como sempre, tentando ser bastante sincera e fazer
uma análise clara, e, claro, ✿sem
spoilers ✿.
Se
você chegou até aqui, o que está esperando para jogar Ib?! Um dos
melhores aspectos desse jogo tão magnífico é que ele é de graça,
então toma aqui um link em português e outro em inglês e seja
feliz!
E
quem sabe, quando acabar, você não queira deixar um comentário
maneiro aqui falando o que achou sobre o jogo? Ou até mesmo se você
já jogou Ib, pode comentar dizendo sua opinião, eu amo conversar
sobre Ib. Sinta-se à vontade. Espero que tenham gostado do texto. ♡
Legenda:
*plot
twist = “virada de enredo”, quando ocorre algo na história que o
jogador não esperava.
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